O esporte paralÍmpico, dentro de um processo de ensino-aprendizagem qualificado, além de contribuir para o desenvolvimento das potencialidades individuais e coletivas, constitui-se um diferenciado instrumento de combate à exclusão e de construção da cidadania.
Diante das dificuldades operacionais e estruturais do poder público em suprir as demandas sociais, mostra-se como relevante a realização do PROJETO FUTURO PARALÍMPICO, por isso a necessidade de executá-lo na LEI DE INCENTIVO, para que recursos de empresas locais possam ser destinados em benefício da comunidade através deste projeto socio desportivo. As aulas serão realizadas no contra turno escolar, os participantes aprenderão a modalidade esportiva basquete em cadeira de rodas, através de um ação esportiva-social diferenciada desenvolvendo todas as dimensões físicas e psicológicas de aprendizagem, adequados para a completa educação corporal do movimento .
Público Alvo
Os beneficiados diretos serão pessoas com deficiência física. As aulas ocorreram durante o período de 12 meses com carga horária semanal de 8 horas. Desenvolvendo todas as dimensões físicas, de aprendizagem e psicológicas. Já os beneficiados indiretos serão as pessoas diretamente ligadas a eles como os pais, irmãos ou conhecidos devido à melhora de sua qualidade de vida.
Normalmente uma pessoa com deficiência gera uma dependente dos seus, o projeto vem com a proposta de desenvolver na iniciação esportiva, a independência física nas atividades vida diária, para que o praticante possa desenvolver sua autonomia e autoestima quanto cidadão.