O FUTURO PARALÍMPICO é um projeto voltado às crianças e adolescentes carentes, de ambos os sexos, residentes em periferias, particularmente, no entorno das escolas municipais, na faixa etária de 10 a 18 anos, e que necessitam de um serviço esportivo social diferenciado.
No período contrário ao das atividades escolares, o aluno estará nas atividades do projeto, onde aprenderá a modalidade esportiva basquetebol, vôlei sentado e atletismo desenvolvendo todas as dimensões físicas, de aprendizagem e psicológicas.
Por meio do FUTURO PARALÍMPICO, pretende-se popularizar o esporte estendendo-o para os bairros mais carentes por meio da criação de um núcleo de iniciação esportiva. Deseja-se também formar jovens cidadãos, com mais ferramentas sociais para conquistar seus objetivos.
Público Alvo
Os beneficiados diretos serão 80 pessoas com deficiência física. As aulas ocorreram durante o período de 12 meses com carga horária semanal de 8 horas. As modalidades oferecidas serão basquete de cadeira de rodas, vôlei sentado e atletismo desenvolvendo todas as dimensões físicas, de aprendizagem e psicológicas. Já os beneficiados indiretos (180) serão as pessoas diretamente ligadas a eles como os pais, irmãos ou conhecidos devido à melhora de sua qualidade de vida.
Normalmente uma pessoa com deficiência gera uma dependente dos seus, o projeto vem com a proposta de desenvolver na iniciação esportiva, a independência física nas atividades vida diária, para que o praticante possa desenvolver sua autonomia e autoestima quanto cidadão.